50 anos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em 2019!

50 anos

A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional comemoram 50 anos de regulamentação no dia 13 de outubro de 2019. Nesse meio século de existência é fato que os profissionais cresceram técnica e cientificamente e as profissões cresceram socialmente.

Hoje, após cinco décadas, os profissionais atuam de forma independente, encarando as novas descobertas de técnicas e práticas como desafios e buscando novos conhecimentos em prol do desenvolvimento contínuo da área.

Com a crescente preocupação em oferecer um serviço de qualidade para a população, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional alcançaram grande relevância entre as ciências da saúde. Para chegar a esse patamar, foi preciso mostrar para a sociedade e para os profissionais de outras áreas, a importância das profissões não só na recuperação dos pacientes, mas na manutenção e promoção da qualidade de vida.

Nesses 50 anos, novas áreas de atuação foram descobertas, as tecnologias se fizeram presentes em ambas as profissões, os currículos das universidades foram atualizados e a busca por aperfeiçoamento para acompanhar as tendências são necessárias para quem escolheu esse caminho.

Ainda há muito a ser feito para chegar ao crescimento e representatividade ideais e, para isso, é preciso engajamento e participação efetiva de cada profissional, trabalhando em conjunto com as entidades representativas de classe para que seja possível buscar o espaço e as mudanças necessárias.

O Crefito5, não poderia deixar de prestar sua homenagem a esses profissionais que atuam diariamente respeitando e valorizando a vida, buscando sempre a promoção, manutenção, proteção e recuperação da saúde e conquistando espaço e reconhecimento, seja na prática clínica, na pesquisa, na docência ou no envolvimento social e político.