Atuação do Crefito5 no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre

logo_cms

A conselheira do Crefito5, Cheila Maria Schroer, representa a instituição no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. Dentre os assuntos discutidos nas reuniões, estão a questão da microcefalia e da pessoa com deficiência.

Uma reunião entre a atenção básica, vigilância e algumas gerências de políticas públicas teve como tema principal a microcefalia, as providências que devem ser tomadas com a volta das estações quentes e a linha de cuidados a ser adotada com os pacientes.

Sobre os cuidados da pessoa com deficiência, estão sendo discutidas as dificuldades e facilidades no atendimento de pacientes com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Cheila ressalta que existem diversas realidades para facilitar o entendimento do grupo sobre estas questões que ainda estão muito sem o olhar da comunidade da saúde pública.

Além disso, estão sendo apresentadas as Leis dos Recursos dos Estados, as necessidades do Rio Grande do Sul e as aquisições da Santa Casa a partir do que os gestores conseguiram com a verba disponível. As prestações de contas da Nota Fiscal Gaúcha também foram acolhidas pelo Conselho Municipal de Saúde da cidade.