Bate Papo com o Crefito5 debate uso das redes sociais

BP3

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – Gestão Aproximar, promoveu na noite de ontem (11) mais uma edição do Bate Papo com o Crefito5, no Bar Cotiporã, localizado no bairro Cidade baixa, em Porto Alegre. O tema discutido foi “Como evitar complicações nas redes sociais”, e o palestrante convidado foi o advogado Bernard Netto.

Para iniciar, Bernard afirmou que o uso correto da internet e das redes sociais é muito benéfico para todos os profissionais, no entanto, quando não utilizadas de maneira correta, as ferramentas podem causar um efeito devastador em qualquer negócio.

Alguns cuidados merecem atenção quando o assunto são as redes sociais, por exemplo, é essencial conhecer e saber utilizar as configurações de segurança disponíveis em cada plataforma, só assim você poderá controlar quem verá e poderá interagir com as suas publicações. Outra dica é estabelecer políticas claras de uso da sua página, definindo que tipo de conteúdo será publicado, quem estará autorizado a administrar os perfis, quais comentários serão autorizados e quais serão excluídos.

Bernard lembrou ainda que é preciso saber como agir no caso de ser necessário excluir algum conteúdo ou fazer denúncias sobre qualquer tipo de conteúdo. “A maioria das ferramentas tem canais específicos para esse tipo de situação. É imprescindível saber utilizá-los da forma mais rápida possível para evitar complicações maiores e problemas futuros”, afirmou.

Especificamente sobre a relação do profissional com seus pacientes, o advogado alertou: “Nunca forneça informações do seu paciente nas redes sociais, não divulgue imagens sem autorização”.

Muitas dúvidas sobre as relações de trabalho, a responsabilidade pela divulgação de um conteúdo e os cuidados com a imagem pessoal e profissional no ambiente virtual foram levantadas e esclarecidas pelo convidado.

Segundo Bernard, um dos grandes benefícios dos avanços da internet e das redes sociais é que ela fornece para os pequenos e médios empresários as mesmas ferramentas para mensurar o resultado de campanhas publicitárias que as grandes empresas possuem, gerando melhor oportunidade de competição e maior visibilidade da marca. “É preciso saber utilizar bem essas ferramentas para que elas tragam cada vez mais benefícios e, é sempre bom lembrar que um conteúdo publicado na internet está disponível para o mundo, portanto, todo cuidado é pouco”, encerrou.