COFFITO publica resolução sobre a atuação do terapeuta ocupacional na brinquedoteca

brn-1

Foi publicada na última terça-feira, 30 de julho, no Diário Oficial da União – DOU, a Resolução-COFFITO nº 506, que dispõe sobre a atuação do terapeuta ocupacional na brinquedoteca e outros serviços inerentes, e o uso dos recursos terapêutico ocupacionais do brincar e do brinquedo.

O documento foi atualizado após discussão de Grupo de Trabalho (GT) específico, utilizando a terminologia mais atual e contemplando melhor o fazer do terapeuta ocupacional. O GT contou com a participação das terapeutas ocupacionais: Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, vice-presidente do COFFITO; Dra. Fernanda Assunção, conselheira suplente do COFFITO; e Dra. Márcia Rezende, terapeuta ocupacional.

De acordo com o texto, “é de exclusiva competência do terapeuta ocupacional […] desenvolver o brincar como papel ocupacional na assistência ao ser humano no processo de desenvolvimento de suas capacidades motoras, mentais, emocionais, perceptocognitivas, psicoafetivas e sensoriais, em todos os níveis de atenção à saúde.”

Ainda, prezando a boa qualidade no atendimento, a equipe multidisciplinar da brinquedoteca deverá contar com a presença do terapeuta ocupacional, bem como recomendar que as atividades estejam sob a coordenação e responsabilidade técnica desse profissional.

Leia Publicação no DOU.

Fonte: COFFITO