COFFITO sedia Reunião de Coordenadores de DEFIS do Sistema

reunião coordenadores do defis - coffito

Responsáveis pela fiscalização dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais trocam experiências e comparam realidades

Nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília, foi realizada a Reunião de Coordenadores de DEFIS do Sistema COFFITO/CREFITOs, os quais, entre outros assuntos, tiraram dúvidas sobre o projeto de educação apresentado pelo Conselho Federal, a Escola Superior de Aprimoramento da Fiscalização (ESAF); bem como analisaram resoluções diretamente relacionadas ao ato fiscalizatório.

Durante o encontro foram avaliados a missão, o público-alvo e os eixos fundamentais e principiológicos da ESAF, a fim de averiguar se estavam de acordo com as necessidades dos departamentos de fiscalização. Ao revisar o projeto da Escola, o grupo, inclusive, fez sugestões e considerações no material, auxiliando, assim, o Sistema.

A reunião permitiu, ainda, análise das resoluções que estabelecem os parâmetros assistenciais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Normativas específicas ao trabalho desenvolvido por fisioterapeutas na saúde da mulher e na saúde do homem, respeitando os distintos ciclos da vida, também entraram na pauta dos coordenadores.

Para a Dra. Francisca Rêgo Oliveira de Araújo, do CREFITO-1, este espaço de debate, criado com base no anseio dos coordenadores e que foi apoiado e endossado pelos CREFITOs e pelo COFFITO, permite a troca de experiências, a discussão de temas difíceis, e a construção de uma fiscalização mais efetiva em prol da população e das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

O diretor-secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, ressaltou o privilégio em poder participar da edificação de mais um degrau para as profissões. “O COFFITO é uma casa aberta e esse encontro é uma conquista dos coordenadores de DEFIS, aliás, departamento este que é o foco da existência dos conselhos profissionais de fiscalização e cujo trabalho é essencial ao Sistema e à saúde brasileira”, finalizou.

Também estiveram presentes o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva; além dos representantes dos Regionais: Dra. Francisca Rêgo Oliveira de Araújo, do CREFITO-1; Dra. Valéria Martins Quintão Rocha, do CREFITO-2; Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, e Dr. José Alberto Provenzano, do CREFITO-3; Dr. Hugo Pereira Goretti, do CREFITO-4; Dra. Simone Teresinha Aloise Campani, do CREFITO-5; Dra. Érika Marques Nobre, do CREFITO-6; Dra. Naudimar di Pietro Simões, do CREFITO-8; Dr. Marcos Antônio Moreira de França, do CREFITO-9; Dr. George Jung da Rosa, e Dr. Gustavo Fernando Sutter Latorre, do CREFITO-10;  Dra. Lilian Rose de Souza Mascarenhas, do CREFITO-12; Dr. Marcio Maruyama, do CREFITO-13; Dra. Nayana Pinheiro Machado de Freitas Coelho, do CREFITO-14; e Dr. Glauco Ibraim de Moraes,  do CREFITO-15.

Fonte: Coffito