Conferência livre “Violência contra as mulheres – articulando enfrentamento – vigilância em saúde SUS e SUAS” acontece no dia 11 de agosto

0451143001453133631

A Conferência Livre “Violência contra as mulheres – articulando enfrentamento –vigilância em saúde SUS e SUAS” é uma proposta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM/POA), Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre e Coletivo Feminino Plural dentro da preparação para a Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, e propõe a discussão sobre a interface da Vigilância em Saúde e a Violência contra as Mulheres.

Nesta conferência pretende-se debater as especificidades relacionadas à violência contra a mulher considerando a articulação do SUS e do SUAS, na prevenção, atendimento e outras articulações do trabalho em rede, e da rede de trabalhadoras, que busca proteger as mulheres, apresentar assistência qualificada e, sobretudo a promoção dos seus direitos.

Além das discussões sobre a qualificação dos serviços do SUS e SUAS, também busca-se ressaltar a importância da participação social explicitada no EIXO VIII do documento orientador da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, chamada pelo Conselho Nacional de Saúde, a ser realizada em novembro de 2017: a participação social no fortalecimento da vigilância em saúde.

A Conferência é aberta a todas as pessoas interessadas em compor propostas que serão enviadas para a etapa municipal, tendo a possibilidade de indicar participantes livres para o processo da Conferência Nacional, conforme Resoluções 547 e 539/2017 do CNS.

O evento contará com a presença da professora Stela Meneghel, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e professora do PPG Enfermagem da UFRGS, que trará alguns subsídios para melhor realizarmos o processo de discussão.

As inscrições serão feitas no local e serão fornecidos certificados de participação no evento.

Data: 11 de agosto de 2017
Horário: 14 às 18 horas
Local: Auditório da Federação dos trabalhadores nas indústrias da alimentação do RS – Rua Jerônimo Coelho, 303 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS

Fonte: COMDIM/POA