Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Caxias do Sul se reúne e encaminha demandas dos profissionais

A conselheira do Crefito5, Rosemeri Suzin, participou no dia 5 de novembro da reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Caxias do Sul.

Na ocasião, os fisioterapeutas convidados da Clínica de Fisioterapia da UCS (CLIF) explicaram que o usuário do SUS é encaminhado para avaliação do fisioterapeuta, médico fisiatra e assistente social. Os profissionais deliberam sobre o tipo de cadeira de rodas mais adequada para o paciente, considerando suas medidas corporais e adequações do produto à condição física do usuário. O grupo alertou que muitas vezes a recomendação da cadeira de rodas não é atendida pela Secretaria Municipal de Saúde pois a portaria do Ministério da Saúde não prevê a disponibilidade daquele tipo de produto pelo SUS.

A plenária entendeu os esclarecimentos dos representantes da CLIF e deliberou por reunir-se com a Secretaria Municipal de Saúde para tratar dos fluxos, melhorar a comunicação e orientações nos serviços da rede de atenção ao usuário e encaminhar a solicitação de alteração da Portaria Ministerial com base na necessidade do usuário.