Conselho participa da reunião do Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS em Blumenau

suas

A representante do Crefito5 no FETSUAS, Andrea Mileski, participou da reunião do FORTSUAS –Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS, que reuniu os profissionais da região Sul em Blumenau, Santa Catarina, no dia 30 de julho.

A reunião contou com representantes dos FETSUAS do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além dos conselhos de Psicologia e Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e outras entidades.

Um dos temas debatidos foram os benefícios eventuais. No caso do Rio Grande do Sul e do Paraná, percebe-se uma perspectiva multidisciplinar, sem conflitos entre as diferentes categorias profissionais que os concedem, já em Santa Catarina, há posições divergentes entre os profissionais da Assistência Social, deixando o movimento mais acirrado. Foi lembrado pelos participantes a importância de ter em mente que o usuário não pode ser penalizado por essa disputa. Além disso, o benefício não pode ficar atrelado apenas ao critério de renda, mas deve-se levar em conta a necessidade que o indivíduo ou a família está passando naquele momento.

Outro assunto abordado foi as estratégias a serem desenvolvidas para implementação das mesas estaduais de negociação do SUAS na região Sul. Além disso, houve uma troca de experiências entre os fóruns dosbre a aproximação do FETSUAS com os Fóruns Estaduais dos Usuários do SUAS.