Conselho se posiciona sobre acidentes de trabalho com trator

tratores-agricolas

Durante a plenária ordinária do conselho gestor do Cerest Serra/Caxias do Sul, no dia 25 de maio, a representante do Crefito5, Rosemeri Suzin, falou sobre a prevenção de acidentes de trabalho com tratores durante a apresentação dos dados obtidos no SIST e SINAN sobre o assunto.

A conselheira do Crefito5 propôs que ao ser apresentado mapeamento e/ou diagnóstico sobre uma determinada atividade laboral, que também estejam explicitadas as estratégias e as ações do Cerest sobre a demanda a fim de que seja possível que o conselho contribua.

Rosemeri informou que os trabalhadores que operam máquinas agrícolas estão expostos a riscos laborais, causando danos a sua saúde, ao sistema músculo-esquelético, principalmente pela realização de movimentos vibratórios atingindo especificamente a coluna lombar. Uma alternativa seria trabalhar medidas de prevenção dirigidas especificamente a este trabalhador no sentido de minimizar os riscos a que estão expostos. Além disso, é importante buscar a conscientização deste público com relação ao modo de produção, trabalho infantil, uso de fertilizantes, maquinário apropriado, entre outros.