Conselhos discutem conservação da autonomia das profissões

OAB-Lenise2

No dia 9 de agosto a OAB/RS realizou uma capacitação com o tema Conselhos profissionais e a luta pela conservação das suas autonomias. O evento foi promovido pela Comissão de Defesa da Sociedade e Grupo de Assessores Jurídicos do Fórum dos Conselhos Profissionais do RS e reuniu dezenas de profissionais no Auditório Guilherme Shültz Filho, na sede da OAB/RS. A vice-presidente do Crefito5, Lenise Hetzel, representou a instituição na ocasião.

Na abertura do evento, o representante da OAB/RS, presidente da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul, Rodrigo Bueno Prestes da Silva, abordou a importância do evento para a Ordem gaúcha. “É fundamental reunirmos os principais representantes dos conselhos na sede da OAB/RS para que possamos confraternizar e dar uma resposta à sociedade sobre as nossas ações em prol da cidadania”, informou.

O presidente do Conselho Regional de Administração do Estado e vice-presidente do Fórum, Valter Luiz de Lemos, salientou que o principal objetivo do encontro é o debate. “Temos um número expressivo de profissionais que não se conversam. Precisamos da união, pois, apenas dessa maneira, teremos uma voz mais prospectiva e conseguiremos lutar por modificações essenciais na nossa sociedade, caso do quadro político do País”, finalizou.

Após a abertura, o professor de Direito da UFRGS, Carlos Reverbel, e o integrante do Conselho Regional de Fonoaudiologia do RS, Marco José Stefani, palestraram sobre o tema Da Ágora à Acrópole: a cidadania viva através dos processos administrativos éticos e fiscais.

Finalizando o evento, o assessor jurídico do Conselho Regional de Química do RS, Dario da Silva Oliveira Júnior, realizou painel sobre Um corpo à procura de uma pele: da transparência total (Quem nada deve, nada teme) à reserva da mínima intimidade (Toda nudez será castigada).