Conselhos e sindicatos constituem Fórum em Defesa da Autonomia das Profissões da Saúde

fórum autonomia

Conselhos e sindicatos da área da saúde no Rio Grande do Sul instituiram oficialmente, em reunião nesta segunda-feira (08), o Fórum em Defesa da Autonomia das Profissões da Saúde. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, Gestão Aproximar, foi representado pelo presidente, Fernando Prati, e pela vice-presidente, Lenise Hetzel. A reunião ocorreu no Conselho Regional de Odontologia do RS (CRO/RS), em Porto Alegre.

O objetivo do fórum é manter a mobilização no estado frente aos constantes ataques à autonomia das profissões da saúde. No início deste mês, foi retirado da pauta do Senado o Projeto de Lei (PL) 350/2014, após resultado de uma consulta pública, na qual 114.706 pessoas se manifestaram contra o chamado Novo Ato Médico, que limitava a atuação de profissionais de saúde. O PL tornava privativo dos médicos a prescrição terapêutica, além de uma série de procedimentos hoje executados de forma autônoma por profissionais de saúde qualificados.

O Crefito5 reafirma o seu posicionamento em defesa da autonomia das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e entende que projetos como o do Novo Ato Médico constituem um retrocesso à saúde, ao Sistema Único de Saúde e à livre escolha do usuário, pois representam a reafirmação de uma tentativa histórica de hierarquização da saúde, o que não pode ser admitido sob pena de violentar a Constituição Federal e o direito de cidadania. A partir de agora, o fórum fará reuniões periódicas.

Fonte: COREN-RS

Fotos: Cristina Forte – COREN-RS