Crefito5 alerta sobre a importância de fisioterapia no tratamento de doenças respiratórias

gripe

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – Crefito5, através de sua representante e conselheira no Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul, Rosemeri Suzin, manifestou, durante a plenária ordinária do Conselho, a importância do profissional de Fisioterapia em atendimentos à pacientes com doenças respiratórias em fase aguda ou crônica.

A conselheira demonstrou sua preocupação quanto ao funcionamento do Ambulatório de Doença Respiratória do Adulto, serviço oferecido à população da cidade no Centro Especializado em Saúde, que hoje conta com uma equipe composta por quatro médicos pneumologistas, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. Rosemeri ressaltou a importância de integrar profissionais fisioterapeutas à equipe e lembrou ainda que tal atendimento diminui o número de internações e melhora a qualidade de vida do paciente.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, Dr. Dino, reconheceu a importância desses profissionais e afirmou que, atualmente, o município conta com dois fisioterapeutas que realizam atendimentos domiciliares na rede, no entanto, afirmou que não será possível a integração de fisioterapeutas à equipe do Ambulatório neste momento por razões orçamentárias.