Crefito5 busca apoio do Deputado Federal Afonso Motta contra o Novo Ato Médico

DepAfonsoMotta3

O presidente do Crefito5, Fernando Prati, se reuniu esta manhã (11), com o Deputado Federal Afonso Motta em Porto Alegre, juntamente com o fisioterapeuta Silvio Figueiró. O objetivo do encontro foi, principalmente, buscar apoio do Deputado na luta contra a aprovação do Novo Ato Médico.

O PLS 350/2014, que busca alterar a Lei n° 12.842, é de autoria da Senadora Lúcia Vânia e dispõe sobre o exercício da medicina no Brasil e visa modificar as atividades privativas do médico, indo de encontro ao que diz respeito à saúde multiprofissional.

O Deputado Afonso Motta demonstrou seu apoio contra o projeto e abriu as portas do seu gabinete em Brasília para receber a Comissão Parlamentar do Coffito a fim de discutir essa questão e alinhar estratégias de ação em conjunto. Prati alertou o Deputado que este projeto é uma ameaça não só à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional, mas a todas as outras profissões da área da saúde.

Outra questão levada ao Deputado Afonso Motta pelo presidente do Conselho foi a busca pela aprovação do Projeto de Lei 1549/2003, que disciplina o exercício profissional da acupuntura.

Além disso, Prati falou sobre o Crefito5 e os projetos que estão em andamento, como o que está tramitando na Casa Civil sobre o piso salarial estadual e as questões relacionadas às relações contratuais com as operadoras de planos de saúde que serão entregues em denúncia para a ANS.