Crefito5 e CREF2/RS firmam parceria para realizar ações de fiscalização conjuntas

IMG_8490

Na tarde desta quinta-feira (24), estiveram reunidos o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5), Fernando Prati, e a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson. O objetivo do encontro foi firmar uma nova parceria, para que os dois órgãos realizem ações de fiscalização conjuntas.

Para Prati, a aproximação dos dois Conselhos é de extrema importância, porque a Educação Física e a Fisioterapia são profissões da saúde e têm diversos pontos em comum. “Tudo são ferramentas. O pilates e o RPG, por exemplo, não são exclusivos de um único profissional, mas o que faz a diferença é o objetivo com o qual são utilizados”, explicou. “A ferramenta não é melhor do que o profissional e não pode substituí-lo. Para recuperar joelho, ela precisa ser utilizada por fisioterapeuta. Para perda de peso, é com o profissional de Educação Física”.

Carmen Masson aproveitou o encontro também para destacar que a parceria entre os dois Conselhos não é inédita, mas pela primeira vez serão padronizados procedimentos, abordagens e documentos, o que facilitará o trabalho. Por conta disto, novos encontros já estão sendo programados entre os departamentos de Fiscalização do Crefito5 e do CREF2/RS, para a elaboração de uma pré-agenda de visitas. “Estamos nos unindo para coibir o exercício ilegal da profissão, seja de fisioterapeuta ou de profissional de Educação Física”, contou. “Um dos problemas que identificamos é que muitos profissionais desconhecem o que os outros fazem. Também temos o intuito de orientá-los neste sentido”, completou a Presidente.

Fonte: CREF2/RS