Crefito5 e profissionais de São Luiz Gonzaga discutem temas das profissões

SaoLuizGonzaga2

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região esteve na cidade de São Luiz Gonzaga nos dias 8 e 9 de abril e promoveu dois encontros com os profissionais, o Bate Papo com o Crefito5 e o Conversando com o Crefito5.

No dia 8 os profissionais e o Crefito5 se reuniram no Arena Restô para discutir um assunto de muita repercussão, o assédio moral e sexual. Os profissionais trouxeram casos que já aconteceram na cidade e a discussão foi enriquecedora.

No dia 9, foi a vez de discutir assuntos relativos às profissões de fisioterapia e terapia ocupacional. Os profissionais da cidade pediram que o Departamento de Fiscalização do Crefito5 faça mais visitas aos estabelecimentos da região, pois são encontrados casos de exercício ilegal da profissão, profissionais cobrando valores abaixo do Referencial Nacional de Procedimentos, entre outras irregularidades.

Os profissionais esclareceram dúvidas sobre outros assuntos como a jornada de trabalho de 30 horas, contratos com as Operadoras de Saúde, normativas da ANS e evolução em prontuário. A diretora secretária do Crefito5, Lenise Hetzel, enfatizou que os profissionais devem estar cientes de sua autonomia. “Nós, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas precisamos ter consciência de que somos profissionais de primeira abordagem. Precisamos saber ainda que podemos solicitar exames e fornecer atestados, por exemplo”, afirmou.

Durante a reunião, as fisioterapeutas Patrícia Obalski Nunes, Jaqueline Miranda Klaus, Lyege de Oliveira Borlenghi, receberam o registro definitivo. “Foi bem legal receber meu registro em São Luiz Gonzaga, perto da minha cidade, Santo Ângelo. As informações repassadas foram bem esclarecedoras. Foi bom obter mais informações sobre o conselho”, afirmou a fisioterapeuta Lyege.

A próxima cidade a receber a visita do Conselho é Alegrete, nos dias 15 e16 de abril. Para conferir toda a agenda, clique aqui.