Crefito5 e UFPel estreitam laços

reunião UFPEL

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, Gestão Aproximar, foi convidado para uma reunião na última sexta-feira (19/8) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O reitor da universidade Mauro Del Pino recebeu o presidente do Conselho, Fernando Prati, e a diretora secretária Mônica Thomé.

A agenda dizia respeito ao esforço que o Conselho vem empenhando na divulgação do papel do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. A intenção da entidade é tornar a atuação desses profissionais cada vez mais próxima da sociedade, seja no entendimento de suas atividades, seja na ampliação do mercado de trabalho.

Segundo o presidente, esforços já vêm sendo feitos nesse sentido. “Uma das formas de tornar a profissão mais conhecida é mostrar quem somos e o que fazemos”, disse, mencionando iniciativas como um gibi para crianças, que deve ser lançado em breve, e eventos no interior do estado envolvendo as profissões. “Entendemos que Pelotas é um dos berços da Terapia Ocupacional no Sul do país, pelo quantitativo de profissionais e estudantes no município e também pela atuação política que os alunos têm”, observou.

O reitor Mauro Del Pino destacou que a Universidade deseja somar-se aos esforços do Conselho e relatou que, por ser um curso novo – criado em 2010 -, acompanha de perto os desafios relacionados à formação na área. “Estudantes e professores são precursores que estão aqui criando espaço na academia e na sociedade. O curso tem um caminhar a fazer”, disse, salientando que esse compromisso é conjunto da instituição de ensino e do Conselho. O reitor ainda registrou o apoio da UFPel às iniciativas do Crefito 5.

Também participaram do encontro os professores do curso de Terapia Ocupacional da UFPel Elcio Alteris e Cynthia Girundi e o diretor de gabinetes da Reitoria, Paulo Koschier.

Fonte: UFPel