Crefito5 leva Compartilhando Ideias, Buscando Soluções à Tupanciretã e Cruz Alta

Cruz Alta

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, através da Comissão de Interiorização, está promovendo um contato mais próximo com os profissionais que atuam no interior do Rio Grande do Sul.

No dia 14 de agosto, as cidades de Tupanciretã e Cruz Alta receberam o encontro Compartilhando Ideias, Buscando Soluções, onde os profissionais têm espaço para falar sobre os problemas que encontram no dia a dia, discutir ideias e buscar soluções para situações comuns a todos.

Em Tupanciretã, onde o encontro aconteceu pela manhã na Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais presentes abordaram questões sobre a fiscalização do exercício ilegal e irregular da profissão e a importância de fiscalizar esses casos específicos. Além disso, manifestaram a importância da divulgação das profissões na cidade e arredores junto à comunidade local. A questão do relacionamento com as operadoras de saúde também esteve na pauta do encontro. Os profissionais proprietários de clínicas informaram que já marcaram uma reunião para tratar das estratégias de negociação que serão abordadas.

Já em Cruz Alta, onde a reunião aconteceu à noite, os assuntos que pautaram o encontro foram a questão dos Referenciais Nacionais de Procedimentos e como o Conselho pretende fiscalizar o atendimento domiciliar nesse sentido, e como tratar a diferença nos parâmetros assistenciais no atendimento hospitalar, de acordo com a Resolução COFFITO, 444/2014 e os parâmetros fixados pelo Ministério da Saúde. Os profissionais presentes já acertaram a indicação de um colega para ocupar a cadeira de suplente e representar o grupo na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde da cidade.

Segundo o representante da Comissão de Interiorização, Betinho Fernandes, que esteve presente em ambos os momentos juntamente com a diretora secretária, Lenise Hetzel, e o assessor jurídico, Leomar Lavratti, os profissionais se mostraram muito satisfeitos com a presença do Crefito5 na cidade e com as orientações que receberam quanto aos novos contratos com as operadoras de planos de saúde.