Crefito5 marcou presença na 16ª Conferência Nacional de Saúde

Conferência Nacional Saúde 1

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais gaúchos estiveram representados na 16ª Conferência Nacional de Saúde que aconteceu de 4 a 7 de agosto em Brasília – DF. A diretora tesoureira do Crefito5, Vera Leonardi, representou a instituição na delegação que representou o Rio Grande do Sul no evento que contou com a presença de 3026 delegados, além de outras 2 mil pessoas entre palestrantes, convidados, pesquisadores, entre outros.

Todos os estados foram representados na Conferência, formando 45 grupos de trabalho, 15 para cada eixo. O tema desta edição foi “Democracia e Saúde”. A inserção das profissões em programas de saúde teve ampla defesa e constou no relatório estadual final.

O relatório final do evento, consolidado após amplas discussões que percorreram o Brasil em mais de três mil conferências preparatórias, vai nortear as ações do Ministério da Saúde (MS) para o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos anos. A realização do maior evento participativo do país é garantida pela Constituição de 1988.

Foram aprovadas 56 moções que marcaram o posicionamento em relação a diversos temas ligados à saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS.