Crefito5 orienta profissionais sobre valores pagos pelos Planos de Saúde

perguntas-planos-saude

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região está trabalhando para a melhoria, avanço e reconhecimento das profissões em todos os aspectos. Com relação aos contratos com Operadoras de Planos de Saúde (OPS), o Crefito5 está questionando e denunciando as irregularidades junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

Segundo o Código de Ética profissional (Resoluções 424 e 425/2013, Art. 39), é proibida aos fisioterapeutas e aos terapeutas ocupacionais a prestação de assistência profissional com valores inferiores ao Referencial Nacional de Procedimentos da respectiva profissão. A inobservância dessas determinações implica em desdobramentos junto ao Comitê de Ética.

Sendo assim, o Crefito5 orienta aos profissionais que, ao receberem os contratos das Operadoras de Planos de Saúde não o assinem caso os valores oferecidos sejam inferiores aos preconizados no Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e/ou Terapêuticos Ocupacionais (RNPF e/ou RNPTO).

Cada fisioterapeuta e cada terapeuta ocupacional deve fazer a sua parte, exigindo que sejam respeitadas as normativas da ANSS e garantindo seus direitos profissionais.

Confira abaixo o Código de Ética profissional:

Código de Ética da Fisioterapia – Resolução Coffito 424/2013.

Código de Ética da Terapia Ocupacional – Resolução Coffito 425/2013.