Crefito5 participa da 5ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco em Alegrete

IMG-20151022-WA0000

Com o tema “Amai-vos uns aos Loucos”, a 5ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco aconteceu nos dias 22 a 24 de outubro em Alegrete e movimentou milhares de pessoas pela causa. O objetivo principal da Parada é contagiar a sociedade para a reforma psiquiátrica, lutar contra a discriminação, desconstruir a tutela a dependência imposta ao sofredor psíquico, além de mobilizar e envolver a sociedade no processo de inclusão social dos diferentes.

Durante a abertura, no dia 22, o Crefito5 foi representado pela Dra. Vera Leonardi. A vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazani, é fisioterapeuta e demonstrou sua felicidade pelo Crefito5 estar presente no evento.

Na programação da Parada, muitas atividades foram realizadas a fim de mobilizar e sensibilizar a sociedade para a causa. Dentre elas o II encontro sobre protagonismo e autonomia dos usuários de saúde mental: “Penso Louco Existo!” e a II Pedalada do Orgulho Louco: “(SENT)indo e vi(VE)ndo na cidade”; o BRIC Louco, o Projeto Livro Livre, o Palco artístico e Cultural, Oficinas e um piquenique e festival de comida que reuniu muitas pessoas na Praça Getúlio Vargas.

Um dos momentos mais marcantes de todo o evento foi a “Caminhada e Encontro de Bonecos e Teatro de Rua” que reuniu milhares de pessoas de diversos municípios. Alegrete recebeu grandes delegações de outros municípios e representantes de entidades como a UFRGS, o COREN, o CRP, o CREFONO, o CRN, o CRESS, entre outras.

No dia 24, último dia do evento, aconteceu o II Encontro do Programa Mais Médicos. Na mesa redonda os participantes apresentaram o trabalho dos Mais Médicos e ouviram os depoimentos de municípios que tiveram o avanço da qualidade da saúde da sua população com o Programa Mais Médicos.