Crefito5 participa de Audiência Pública sobre Saúde Mental no SUS

monica

A diretora secretária do Crefito5, Monica Thomé, participou no dia 13 de maio da Audiência Pública que discutiu as políticas públicas dispensadas no SUS às pessoas com sofrimento mental. O evento aconteceu no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado, em Porto Alegre.

A audiência teve como objetivo principal ouvir todos os envolvidos nas questões da saúde mental, por isso, participaram usuários da saúde mental; o diretor técnico do Hospital São Pedro, Dr. Gilberto Broffman; o coordenador da área de saúde mental da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Coronel; a deputada estadual Stella Farias; representantes do Conselho Regional de Psicologia; médicos psiquiatras; funcionários do Estado no âmbito da saúde mental e representante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

A audiência teve início com a leitura da Portaria de Instauração do Procedimento para Apuração de Danos Coletivos 000198-30.00/16-4 pela Dra. Patrícia Kettermann, que após orientações gerais deu por iniciada a Audiência Pública.

Foi amplamente discutido o fechamento de casas chamadas Residenciais Terapêuticos; o encerramento do contrato de aluguel da casa aonde eram realizados os ensaios do Grupo de Teatro “Nau da Liberdade” e da atual ausência de local para o grupo ensaiar. Ainda, sobre a questão envolvendo a curatela de usuários que moram nos Residenciais Terapêuticos e do Hospital São Pedro e do cerceamento de liberdade dos mesmos no que diz respeito a poderem exercer seu direito de ir e vir, mesmo estando acompanhados de funcionários da saúde mental que não sejam seus responsáveis legais.