Crefito5 promove campanha contra o EAD na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional

09 - 5 motivos para ser contra EAD

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reuniu-se, em abril, com os Coordenadores dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul para discutir o crescimento da Educação à Distância (EAD) na área da saúde.

O resultado da reunião foi elaborado um documento que reuniu as considerações dos grupos para justificar o posicionamento contra a Educação à Distância.

Confira abaixo alguns dos motivos elencados no documento:

1- A Educação à Distância fere a qualidade na formação devido à falta de atividades práticas presenciais, o que impossibilita o aprendizado transversal ao longo do processo de formação.

2- Educação à Distância promoverá impacto negativo na formação das habilidades e no desenvolvimento das competências dos estudantes com prejuízos na atenção à saúde das pessoas;

3- A Educação à Distância não prepara os estudantes de fisio e to para atender os princípios e diretrizes do SUS;

4- A Educação à Distância não permite ao estudante vivenciar a realidade da sua região, pois padroniza o ensino, não levando em conta o contexto locorregional;

5- A Educação à Distância impossibilita a construção ética que acontece através de um processo contínuo de interações humanas, entre o estudante de fisioterapia e de terapia ocupacional com seus colegas, professores, profissionais e sociedade.

A partir disso o Conselho iniciou imediatamente uma campanha massiva nas rádios e nas redes sociais com o objetivo de divulgar os motivos que levaram os coordenadores dos cursos, juntamente com o Crefito5 a se posicionarem contra a modalidade EAD na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional.

Para as rádios, foi elaborado um texto que alerta a população dos riscos de confiar a saúde a um profissional que fez a faculdade pela internet.

“VOCÊ CONFIARIA A SUA VIDA OU A VIDA DE UM FAMILIAR A UM FISIOTERAPEUTA OU TERAPEUTA OCUPACIONAL QUE FEZ A FACULDADE PELA INTERNET? NÓS TAMBÉM NÃO! DIGA NÃO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA SAÚDE. UMA CAMPANHA DO CREFITO5 CONTRA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA FISIOTERAPIA E NA TERAPIA OCUPACIONAL.”

Você pode conferir a campanha nas rádios Gaúcha, Itapema e Antena1, conforme a tabela abaixo.

Rádio

Frequência

Dias

Horário

Gaúcha 93.7 FM 3ª, 5ª e sábado 11h
Itapema 102.3 FM 2ª a 6ª 17h30
Antena 1 89.3 FM 2ª a 6ª 18h

Além disso, estão sendo publicados na página do Conselho no Facebok, postagens que divulgam os motivos que levaram as entidades a se unirem contra essa modalidade de ensino.


As universidades Feevale, IPA, PUCRS, UCPEL, UFPEL, UFCSPA, UFSM, Ulbra Canoas, Ulbra Santa Maria, UFN, Unipampa, Univates, UPF, Uniritter, Unisinos, URI Erechim, Unicnec, Anhanguera Caxias do Sul e UNISC estão apoiando o Crefito5 nessa causa.

Junte-se a nós você também! Diga não à EAD na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional!