Crefito5 promove encontro com profissionais de Encantado e Farroupilha

Encantado

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região está visitando os profissionais do interior do Estado com o objetivo de ouvi-los, saber sobre as principais necessidades existentes em cada região e promover a aproximação entre os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais e o Conselho.

Na última sexta-feira (7), os profissionais de Encantado receberam pela primeira vez a diretoria do Crefito5 na Câmara Municipal da cidade e debateram sobre diversos assuntos, dentre eles a necessidade de lutar pelo aumento do valor praticado pelos planos de saúde da região.

O presidente do Crefito5, Fernando Prati, esclareceu que o papel do Conselho é dar todo o suporte jurídico e apoio institucional para que os profissionais consigam conversar com os planos de saúde e ter um resultado positivo. O presidente citou o caso de Nova Prata, onde os profissionais se reuniram e chamaram o Crefito5 para assessorar o grupo sobre como fazer esse contato e como proceder nas etapas seguintes. Outro aspecto abordado durante o encontro foi a necessidade de promoção das duas profissões junto à população e a divulgação da normativa da ANS que assegura ao paciente o pagamento da consulta fisioterapêutica e número ilimitado de sessões.

O saldo da reunião foi extremamente positivo, levando à mobilização dos profissionais presentes para a constituição da Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Encantado e região. A primeira reunião para discutir essa constituição já ficou marcada para o dia 28 de novembro.

Estiveram presentes na reunião de Encantado o presidente do Crefito5, Fernando Prati, a diretora secretaria, Lenise Hetzel, o assessor jurídico, Augusto Luvison, o membro da Comissão de Interiorização Antônio Alberto Fernandes, o assessor Marcos Airton Pereira e a jornalista Gabriela Carpes.

Profissionais de Encantado se reuniram com a diretoria do Crefito5 na Câmara Municipal da cidade

No dia 8 de novembro, sábado, aconteceu o encontro com os profissionais de Farroupilha. Dentre os profissionais presentes, estava o presidente da Associação Farroupilhense de Fisioterapeutas, Carlos Bach.

A principal demanda apresentada pelos profissionais presentes foi a necessidade de fortalecer a associação do município e agregar novos profissionais. “A maioria dos fisioterapeutas da região pensa apenas no seu trabalho. Fazer parte de uma associação é pensar coletivamente, por isso alguns profissionais não se interessam”, comentou o presidente da AFFISIO.

Buscando alternativas para solucionar o problema, a diretoria do Crefito5 sugeriu a parceira entre o Conselho e as associações de todo o estado. Uma das ideias apresentadas foi a criação de cursos itinerantes em parceria com as associações, abordando assuntos diversos de interesse dos profissionais.

No encontro de Farroupilha estiveram presentes o presidente do Crefito5, Fernando Prati, a diretora secretaria, Lenise Hetzel, a conselheira Rosemeri Suzin, o assessor jurídico, Augusto Luvison, o membro da Comissão de Interiorização Antônio Alberto Fernandes, o assessor Marcos Airton Pereira, o fiscal Francis Dalan e a jornalista Gabriela Carpes.

Profissionais de Farroupilha e diretoria do Crefito5 se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores da cidade