Crefito5 recebe presidente da Associação Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares

Reuniao ABRA

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, Dr. Fernando Prati, e o Coordenador da Comissão de Especialidade, Dr. Diego Diehl, receberam nesta quarta-feira (27) o presidente da Associação Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares – ABRA, Dr. Joel Eufrazio.

Dentre os diversos assuntos sobre fisioterapia e as práticas integrativas e complementares, o presidente da ABRA demonstrou ainda o interesse de implementar a Associação no Estado e pediu o apoio do Conselho para essa expansão.

O presidente do Crefito5 manifestou o apoio do Conselho. “É muito importante que existam Associações sérias que busquem a valorização da profissão e defendam os interesses dos profissionais”, afirmou.

Saiba mais:
Foi aprovada no final de 2013, a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (Pepic-RS), através da Resolução CIB 695/13. A Pepic-RS dá a diretriz de implantação e implementação de práticas integrativas no ambiente do SUS.

Ficou definida a política estadual que contempla e descreve as atividades de práticas terapêuticas como acupuntura, terapia floral, homeopatia, fitoterapia e plantas medicinais, práticas corporais como biodanza, tai chi chuan, meditação, reiki, terapia ayurveda, yoga, musicoterapia, arteterapia, terapia comunitária, práticas manuais e manipulativas, shantala, entre outros.

Com isso, o SUS do RS se torna integrativo, integral, amplo em sua oferta de serviços, e reconhece a importância de práticas tradicionais, que em muitos locais, já estavam sendo utilizadas no âmbito do SUS.