Curso de Gestão em Negócios finaliza primeira edição

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Buscando colaborar no desenvolvimento dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, o Crefito5 criou o Curso de Capacitação Profissional Gestão em Negócios, realizado nos dias 22, 28 e 29 de agosto, em Porto Alegre. Mais de 50 profissionais e estudantes participaram desta primeira edição do curso.

Durante os três dias de curso, os participantes receberam informações sobre diversos aspectos necessários para abrir e manter o seu próprio negócio.

O administrador e consultor empresarial Denis Carraro abriu o curso falando sobre a importância de um bom Estudo de Custos, conceitos básicos fundamentais de custos e investimentos e apresentou planilhas diversas que fazem parte do dia a dia empresarial.

Planejamento Estratégico Organizacional foi o tema abordado pela fisioterapeuta Alessandra Ribeiro Pereira Lima. Alinhamento de estratégias de longo prazo, divisões do planejamento, a importância de revisá-lo periodicamente e avaliar os fatores econômicos e sociais que podem influenciar no seu desenvolvimento.

O advogado Tiago Machado Valério conversou com os participantes sobre as principais formas de tributação empresarial, taxas e impostos que devem ser pagos pela categoria. Também foi abordada a adesão ou não ao Simples Nacional, questão que é dúvida para muitos profissionais. Já o advogado Renan Hack Tavares abordou as relações de trabalho e os tipos de contratos de serviço que podem ser praticados e quais os mais indicados para clínicas de fisioterapia e terapia ocupacional, por exemplo. Falou ainda sobre contrato social, registro e encerramento da empresa.

No último dia do curso os assuntos foram os planos de saúde, as auditorias de serviços, a ANS e suas normativas. O fisioterapeuta Eduardo Pinto de Abreu falou sobre a auto gestão e suas vantagens, cooperativas, medicina de grupo e seguradoras. Explicou sobre a pirâmide da saúde, composta por financiador, prestador e usuário e mostrou o passo a passo dos trâmites para ser conveniado a um plano de saúde. Além disso, abordou a RDC-50 que aprova regulamento técnico destinado ao planejamento, programação, elaboração, avaliação, aprovação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Além de promover a capacitação dos profissionais, o Conselho buscou também exercer seu papel social convidando cada um dos inscritos no curso a doar 2kg de alimentos não perecíveis. Foram arrecadados aproximadamente 100kg que foram doados para a Casa do Artista Riograndense.

O Curso de Capacitação Profissional Gestão em Negócios já tem outras duas turmas programadas, uma em Santa Maria e outra em Caxias do Sul, com datas a serem confirmadas.