ELEIÇÕES 2018 – Crefito5 esclarece as principais dúvidas. Confira!

00 - Post Capa

Esse ano, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais gaúchos terão que escolher quem assume a gestão 2018-2022 do Crefito5.

As eleições acontecem no dia 19 de maio para os profissionais que residem em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. Nas cidades onde não forem instaladas as mesas eleitorais o voto será por CORRESPONDÊNCIA.

Para ajudar você, esclarecemos abaixo as principais dúvidas.

Onde serão os locais de votação?

A eleição acontece no dia 19 de maio, das 8h às 16h, presencialmente* para os profissionais que moram em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. Confira os locais abaixo:

Porto Alegre – Hotel Coral Tower (Av. Protásio Alves, 2966)

Caxias do Sul – Coophotel (R. Sinimbú, 2266 – antigo Hotel Alfred)

Santa Maria – Seccional do Crefito5 (Alameda Montevidéo, 322/204)

* Nas cidades onde não forem instaladas as mesas eleitorais o voto será por CORRESPONDÊNCIA.

Como votam os profissionais do interior?

Nas cidades onde não forem instaladas as mesas eleitorais o voto será por CORRESPONDÊNCIA.

Os profissionais do interior do Estado receberão em sua residência o material necessário para o voto. O voto deverá ser POSTADO até o dia 9 de maio, 10 (dez) dias antes da data da eleição.

VOTOS POR CORRESPONDÊNCIA QUE CHEGAREM APÓS O DIA 19 DE MAIO NÃO SERÃO VALIDADOS.

Se o profissional em regularidade com o Crefito5 não receber o voto pelo correio, deverá procurar a sua sede/seccional visando a correção do problema evitando a MULTA que corresponde a até uma anuidade.

O voto é obrigatório?

Sim!. O voto é obrigatório, secreto, direto e pessoal. Segundo a Resolução 369/2009, todos os profissionais registrados estão obrigados a votar na circunscrição do Conselho Regional de seu registro profissional.

Quem pode votar?

Estão aptos a votar todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais inscritos no Crefito5 que estão em situação regular com o Conselho, inclusive quanto a débitos de qualquer natureza.

Que documentos são necessários no dia da votação?

No dia 19 de maio, os profissionais que votarão presencialmente em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul, deverão apresentar Cédula de Identidade Profissional, Carteira Nacional de Habilitação, RG ou outro documento equivalente como identidade civil.

Quem são os candidatos?

Para as eleições da Gestão 2018-2022 que acontece no dia 19 de maio, duas chapas estão concorrendo. Você pode verificar o nome dos integrantes de cada chapa no link: https://goo.gl/CemeMq

O que acontece se eu não votar?

Conforme consta na Resolução 369/2009, os profissionais que deixarem de votar, sem causa justificada, estarão sujeitos a uma multa que pode chegar ao valor de até uma anuidade.

Consideram-se causas justificadas: impedimento legal ou de força maior; enfermidade; ausência do profissional da sua circunscrição; e ter o profissional completado 70 anos de idade.

A justificativa deverá ser entregue via correio ou pessoalmente mediante protocolo, acompanhada dos documentos comprobatórios, no prazo de 30 dias após a data da eleição.

Caso ainda restem dúvidas, você pode enviar um e-mail para crefito5@crefito5.org.br.