FAMURS e Crefito5 firmam parceria para promover discussões sobre saúde no RS

IMG_4887

O presidente do Crefito5, Fernando Prati, foi recebido pelo presidente da FAMURS e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, na tarde de ontem (17/5), para conversar sobre uma parceria entre as duas instituições visando promover discussões com as prefeituras e secretarias municipais de saúde do estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de gerar projetos e soluções na área da saúde envolvendo fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

“Nossa sociedade está envelhecendo. É preciso discutir programas que assistam o idos de forma integral, tanto na saúde quanto nas suas ocupações, por exemplo”, iniciou Prati argumentando que através de pequenas mudanças é possível obter grandes resultados nesse sentido.

Fernando Prati falou sobre as inúmeras áreas de atuação dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais dentro do município, como no NASF por exemplo, e dos benefícios a curto, médio e longo prazo para a saúde da população e para os cofres públicos. “Esses profissionais trabalham também com a prevenção, por isso é importante que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estejam presentes nas equipes de saúde dos municípios”, afirmou.

O presidente da FAMURS concordou e afirmou apoiou a iniciativa do Crefito5. “Temos que buscar mudar o conceito de saúde. Saúde não está no hospital, lá está a doença. Precisamos trabalhar com a prevenção, fomentar a qualidade de vida, o respeito ao próximo e ao meio ambiente”, completou Folador.

Em junho o Crefito5 foi convidado pelo presidente da FAMURS para participar da reunião do COSEMS, Conselho que reúne os secretários municipais de saúde, para apresentar uma proposta de ação conjunta.