Frente Gaúcha em Defesa à Saúde Pública é recebida por Santini na presidência

images

Na presidência interina da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) recebeu os representantes da Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública, nesta quarta-feira (29). A reunião, com participação dos deputados Tarcísio Zimmermann (que preside da Frente) e Altemir Tortelli, ambos do PT, tratou de ações que estão sendo organizadas em defesa da manutenção dos serviços de saúde pública no Estado e o enfrentamento da crise financeira dos hospitais filantrópicos. Santini também representou a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Na pauta da reunião foi deliberado que a Frente defende: a aplicação do repasse regular dos 12% do orçamento do Estado para a saúde pública; ampliação de investimentos da União para o setor, através de novas formas de captação de recursos; cumprimento de todos os contratos em vigor, na sua integralidade; identificação de novas fontes de financiamento; retomada do incentivo de custeio para hospitais filantrópicos; priorização da Saúde Pública em novos recursos que o Estado obtiver; em caso de ampliação do limite dos saques dos depósitos judiciais, de 85% para 95%, que 50% deste aumento seja destinado ao setor; participação no Dia D Nacional da Saúde, no dia 4 de agosto em Brasília; marcação de agendas com o secretário estadual da Saúde João Gabbardo, o governador José Ivo Sartori e com o ministro da Saúde Arthur Chioro, para entrega de um documento único de todas as representações da Frente apresentando as reivindicações acima.

A criação de frentes regionais, da mesma forma que foi criada em Erechim, no dia 24 de julho, a Frente em Defesa da Saúde Pública do Alto Uruguai, também foi sugerida na reunião. A iniciativa do movimento regional foi do deputado Tortelli. Santini e o petista apresentaram um relatório da reunião realizada em Erechim, com presença de prefeitos, vereadores, secretários de saúde e representantes hospitalares. “O resultado imediato e positivo do encontro é a retomada dos atendimentos no Hospital Santa Terezinha que haviam sido restringidos por falta de recursos. Uma força-tarefa das prefeituras da região, que ampliaram seus repasses, está contornando a situação que estava se transformando em um verdadeiro caos, tendo novamente a população como maior prejudicada”, descreveu o vice-presidente da Assembleia.

Também presentes o presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT) e o prefeito de Lagoa Vermelha e presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), Getulio Cerioli (PDT). Eles reforçaram o apoio da Famurs e das associações de municípios do Estado às pautas defendidas pela Frente. Participação de representantes do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, do Parlamento Metropolitano, do Sindicato dos Enfermeiros, da Associação dos Hospitais Públicos.

Fonte: Assessoria Assembléia Legislativa