Governador confirma a Santini e representantes hospitalares que vai cumprir os 12%

260px-Santacasa

Em reunião no Palácio Piratini, nesta terça-feira (10), com os representantes hospitalares e de entidades apoiadoras da causa dos hospitais filantrópicos, o governador José Ivo Sartori garantiu que vai destinar à saúde os 12%, previstos em lei, passando a ser compromisso do Estado. Este percentual, no orçamento de 2015, representa 3 bilhões e 310 milhões de reais, mais os repasses do governo federal.

Sartori também autorizou, que a Secretaria da Fazenda efetue o pagamento de 140 milhões de reais referentes a fevereiro deste ano, valor de incentivos e produção de serviços, deixando em dia o compromisso mensal com o setor. Determinou ainda que o secretário da Saúde, João Gabbardo, mantenha um diálogo permanente com os hospitais, representados pela Federação das Santas Casas, com presidência de Julio Dornelles de Matos, a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Ronaldo Santini (PTB), e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS, presidida por Marcelo Bosio. Dessa forma, todos as representações buscarão juntas as soluções de pagamento dos 150 milhões de reais pendentes, dos meses de outubro e novembro do ano passado.

Santini destacou a evolução nas discussões. “A partir de hoje abrimos a porta do governo para poder apresentar as reivindicações hospitalares trabalhar em parceria com o Executivo nas soluções para esta grave crise que vivem nossos hospitais. Continuaremos, com participação de todas as representações, trabalhando firmes pelo entendimento e pela manutenção das atividades dos nosso hospitais filantrópicos”, comentou.