Guaíba recebeu o evento Conversando com o Crefito5 no dia 7 de agosto

Guaíba2

Os profissionais de Guaíba receberam o presidente do Crefito5, Fernando Prati, o procurador jurídico, Leomar Lavratti, e o integrante da Comissão de Interiorização, Betinho Fernandes, representantes do Crefito5, no dia 5 de agosto.

O objetivo dos encontros “Conversando com o Crefito5” no interior do Estado é buscar uma aproximação daqueles profissionais que atuam nesses locais com o seu Conselho, órgão que representa e fiscaliza as profissões.

Os representantes fizeram uma apresentação do vídeo institucional, falaram sobre as finalidades e objetivos do Conselho, as ações de trabalho desenvolvidas, eventos como o Acolhimento ao Jovem Profissional e o Curso de Capacitação Profissional. Também foi apresentada para os profissionais a TV Crefito5, mais novo projeto de comunicação do Conselho.

Uma das questões levantadas pelos profissionais da região foi o desrespeito por parte de alguns colegas para com o Referencial Nacional de Procedimentos, principalmente por aqueles que atuam em domicílio. O presidente do Crefito5, Fernando Prati, acolheu as colocações e solicitou que as denúncias pontuais sejam feitas ao Departamento de Fiscalização para que as questões possam ser apuradas.

Outra questão importante discutida foram as relações com as Operadoras de Planos de Saúde. Alguns profissionais relataram que existem valores que não são reajustados há mais de 13 anos. O presidente do Crefito5, Fernando Prati, colocou que a valorização profissional deve começar pelos próprios fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Se nós não nos organizarmos para negociar esses valores e não respeitarmos o nosso Referencial, não teremos resultado algum. Os profissionais de municípios que visitamos e que se organizaram enquanto categoria, estão conseguindo importantes conquistas nesse sentido.

O Crefito5 em outra oportunidade, solicitou informações para a ASSOFISIO-RS sobre o andamento das negociações com as operadoras de planos de saúde, já que é um dos papéis da Associação (clique aqui para ler a matéria na íntegra). O papel do Conselho neste caso foi de assegurar a legislação (clique aqui para ler a matéria sobre o andamento da denúncia na ANS).

Os profissionais presentes concordaram em fazer contato com a Associação dos Proprietários de Clínicas e Serviços de Fisioterapia do Rio Grande do Sul (ASSOFISIORS), entidade responsável por negociar em nome das clínicas junto às Operadoras de Planos de Saúde e, com o apoio do Crefito5, encaminharão denúncia para a ANS.