II Seminário Gaúcho de Especialidades reúne fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em Porto Alegre

1abertura1

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região promoveu no último sábado, 21 de outubro, o II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O evento aconteceu na Fadergs Sertório e reuniu mais de 100 profissionais e abordou assuntos atuais de interesse das profissões.

Durante a manhã, os presentes acompanharam a mesa redonda sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis que mais acometem a população. Foram abordadas as seguintes doenças: dor lombar, depressão, ansiedade, dor cervical, enxaqueca, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes, asma e déficits auditivos. Os palestrantes no geral ressaltaram a importância de um acompanhamento multiprofissional para o tratamento de todas essas doenças.

No final da manhã, o Crefito5 homenageou os profissionais que possuem 35 anos de registro ativo no Conselho e ajudaram a fortalecer as profissões junto à sociedade ao longo desses anos. Para isso, foi criada a comenda Doutor Ruy Gallart de Menezes, inspirado nesse profissional que foi um exemplo de dedicação às profissões e à sociedade. Foram homenageados os fisioterapeutas Adomar Machado, Angela Cristina Ferreira da Silva, Carlos Henry Schmitt, Claudia Morais Trevisan, João Valmor Felzmann, Maria da Graça Miguel Schultz, Sonia Maria Buzetto e Tania Regina Foletto Curvello.

Também foram homenageados o conselheiro Diego Diehl, pelo trabalho realizado à frente da Comissão de Especialidades com competência e dedicação; e a coordenadora do curso de Fisioterapia da Fadergs, Patrícia Klahr, representando a instituição, grande parceira do Conselho na realização do evento.

À tarde, os profissionais foram separados e o evento seguiu com palestras do interesse de cada profissão.

Os terapeutas ocupacionais acompanharam palestras sobre Tecnologia Assistiva, Contextos Hospitalares, Contextos Sociais, Saúde Mental e Geração de Renda e Integração Sensorial.

Já os fisioterapeutas iniciaram a tarde com o lançamento do Manual de Especialidades, produzido pela Comissão de Especialidades. Clique aqui para conferir o Manual de Especialidades na íntegra e fazer o download.

Após seguiram as palestras sobre Fisioterapia do Trabalho e Perícia Judicial, Fisioterapia em Gerontologia, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Intensiva e Fisioterapia Cardiovascular.

Os alimentos arrecadados foram doados para os Cozinheiros do Bem Food Fighters, grupo de pessoas que prepara mais de 800 refeições para moradores de rua do centro de Porto Alegre. No dia 28 de outubro, os profissionais estão convidados para participar da ação social a partir das 10h, no Viaduto da Conceição, quando serão preparados os alimentos doados.

Confira na galeria abaixo como foi o evento.