Implantação do Centro de Reabilitação/Habilitação Instersetorial de Porto Alegre é pauta em reunião do COEPEDE

logoOrgSec

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – Crefito5, representado pela conselheira Rosemeri Suzin, participou da reunião plenária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), no dia 5 de abril.

Na ocasião, Rosemeri apresentou o projeto que teve início em 2003. Em 2013, foi constituída uma comissão composta por conselhos profissionais, INSS, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS), entidades do segmento da Pessoa com Deficiência, Defensoria Pública, entre outros. A proposta foi apresentada em 2014 para os gestores da SES, SMS e superintendência do INSS/DF.

Tendo em vista a importância desta demanda para o segmento da pessoa com deficiência, a partir da criação de um serviço que atenderá todas as deficiências (física, visual, auditiva, intelectual, transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências), desde a reabilitação até a habilitação para o trabalho, a conselheira Rosemeri Suzin solicitou ao COEPEDE envolvimento para solicitar que os órgão tomem providências a fim de não deixar a pauta ser esquecida.

Rosemeri ressaltou que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acenou interesse em implantar o serviço através da Escola de Educação Física, mas para tanto, é necessário enviar a planilha de custos/dados para viabilização do projeto.

O Crefito5 pediu agilidade no acolhimento da demanda, considerando que está previsto para o Rio Grande do Sul a implantação desse serviço especializado em reabilitação na modalidade CER IV, serviço multiprofissional. O pedido foi prontamente atendido pelo COEPEDE.