Mensagem do Presidente – Abril/2015

Fernando Prati

Um novo rumo

Estamos contentes pois aos poucos, nossa proposta de APROXIMAR está ganhando cada vez mais entendimento entre os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais, resultando em confiança no nosso trabalho.

Após apresentar nosso planejamento estratégico nos deparamos com o desafio e imediatamente iniciamos, em conjunto (conselheiros, funcionários, colaboradores e profissionais), a implantar no dia a dia do Crefito5 as ações definidas no planejamento.

A divulgação na mídia tomou mais volume e hoje também temos espaço no programa Chamada Geral da rádio Gaúcha, além das chamadas diárias na rádio Itapema.

Revimos e redefinimos o papel de nossos delegados dentro das necessidades dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, agora de forma mais efetiva, incluindo instrumentos de avaliação do trabalho para que possamos ter a certeza da representatividade nos vários municípios do Rio Grande do Sul. Estamos em processo de inclusão de novos delegados nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Pelotas, Lajeado e Bento Gonçalves, além dos municípios já existentes. O papel dos delegados e aglutinar os profissionais em torno das demandas em comum e informar o Crefito5 para que possamos tomar medidas efetivas que venham a solucionar os problemas levantados.

Estamos nos reunindo com empresários e orientando medidas que venham a melhorar as tabelas dos planos de saúde. Nestes casos o Crefito5 debate, orienta e dá assessoria, já que não tem a competência na forma da lei para servir como mediador. Já obtivemos bons resultados e estamos sempre aguardando manifestação dos colegas para que possamos também na sua região tomar as mesmas medidas as quais estão tendo resultado positivo.

Revisamos e demos andamento a todos os processos éticos estacionados. Foram feitos diversos julgamentos e tomadas as medidas cabíveis naqueles casos em que o motivo da infração abalou a imagem do fisioterapeuta e/ou do terapeuta ocupacional, colocou em risco a saúde do usuário e/ou desafiou as boas relações entre o Conselho e a sociedade.

Iniciamos um programa de treinamento de nossos colaboradores, atualizando no campo da legislação, debatendo problemas do cotidiano e orientando sobre a forma de trabalhar no crefito5 com o propósito de APROXIMAR.

O mês de abril promete o curso de capacitação oferecido a todos os profissionais tendo como objetivo melhorar as condições de gestão.

Estamos apoiando eventos científicos (jornadas, congressos, encontros exclusivamente) promovidos pelas entidades associativas e de ensino que se enquadram nas normas estabelecidas pelo Crefito5, permitindo maior intercâmbio entre profissionais e acadêmicos, além de prover um trabalho social, onde as entidades que o Conselho auxilia devem reverter 10% do investimento concedido em alimentos que serão doados para instituições carentes.

O Plenário do Crefito5 aprovou a proposta de Projeto de Lei do piso salarial no Estado do Rio Grande do Sul. Estamos agora contatando os parlamentares para que seja protocolado na Assembleia Legislativa e encaminhado como Projeto de Lei. Estamos iniciando uma nova história na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul. Precisamos de cada profissional e de toda a população para que, com as suas relações pessoais, possam trabalhar para o avanço deste futuro Projeto de Lei.

Estamos cumprindo fielmente o que manda a legislação. Muitos podem entender de outra forma, mas nossa obrigação enquanto autarquia, além das ações estabelecidas, é sermos guardiães desta legislação, pois dela dependemos para prover nossos avanços. Nossa casa deve estar organizada, nossos pares devem entender, conhecer e praticar nossa legislação. Ela é a única segurança para que possamos reivindicar e ao mesmo tempo cobrar em qualquer instância os nossos direitos constitucionais.

Participe do Crefito5. Visite periodicamente nosso site, atenda aos chamados, leia as informações enviadas constantemente por e-mail. Frequente nossa página nas redes sociais e compartilhe as informações ali contidas. Cada compartilhamento é uma divulgação de nossas profissões que você faz para milhares de pessoas. É a fisioterapia e a terapia ocupacional do Rio Grande do Sul rompendo fronteiras e se comunicando em todos os cantos.

Fernando Prati
Presidente