Mensagem do Presidente – Dezembro 2014

Fernando Prati

CAMINHANDO LADO A LADO

Foi apresentado no dia 29 de novembro, o planejamento estratégico da Gestão APROXIMAR para o próximo quadriênio. Assumimos em junho passado com o compromisso de conduzir os projetos existentes dentro de um entendimento compatível com o compromisso sério de gestão e responsabilidade para com o Crefito5 e com os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Sul.

Nosso primeiro ponto do planejamento é o apoio e a participação em todas as iniciativas das entidades representativas estabelecendo critérios e vislumbrando sempre o resultado social de cada ação.

Entendemos que o Crefito5 deva cumprir sua missão principal que é a de fiscalização do exercício profissional. Fiscalização em nosso entendimento, não é apenas o ato de fiscalizar na pessoa do agente fiscal, mas também o ato de promover o conhecimento da legislação, orientar a população sobre o papel do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional na saúde e nas ações sociais.

Estamos visitando os colegas do interior, debatendo os problemas e buscando soluções. As ações orientadas e que foram absorvidas pelo conjunto dos profissionais de determinadas regiões culminaram em resultados positivos a partir de ações coletivas que, em um enfrentamento político e democrático a partir de um diálogo consistente, conseguiram reverter situações que até então eram vistas como impossíveis.

Levamos o Crefito5 para a mídia, em um ensaio inicial onde a população está aprendendo que a busca do fisioterapeuta ou do terapeuta ocupacional sempre pode ser feita de forma direta sem a intermediação, pois ambos são profissionais de primeira abordagem e competentes para que, na necessidade de seus clientes, possam construir um trabalho multidisciplinar atuando como atores principais nas relações, descaracterizando qualquer pensamento coadjuvante ou de subalternidade.

Vamos mais além. Em 2015 deveremos aumentar a informação aos nossos usuários, ao gestor público através dos vários meios de comunicação. Trabalharemos em conjunto com as entidades profissionais para que a saúde seja de fato um direito de todos sem limites de profissionais. Haveremos de compor com o poder público um diálogo franco e coerente no sentido de mostrar que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são profissionais de primeira necessidade e que podem sim prover melhores condições de saúde e qualidade de vida.

Queremos agora você lado a lado com o Crefito5. Participe de todas as ações, encaminhe suas sugestões, faça com que sua crítica seja uma proposta de trabalho que motive todos nós a avançar nesta caminhada.

O ano de 2015 será de muito trabalho e de muitos resultados se você estiver lado a lado do Crefito5.

Que o nosso Natal seja abençoado na paz e no amor de nossas famílias, de nossos amigos e que sempre possamos pensar e fazer o bem ao nosso próximo. Que Deus nos abençoe e permita que possamos sempre estar juntos em todos os momentos.

Um abraço.
Fernando Prati
Presidente