Ministro da Saúde recebe representantes de Crefitos e entidades representativas da fisioterapia

Reunião Ministro Saúde

Na tarde do dia 25 de julho o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, recebeu no Palácio Iguaçu, em Curitiba-PR os presidentes dos Crefitos 8 e 5, Abdo Zeghbi e Fernando Prati, o representante da Sociedade Brasileira de Fisioterapia, Reginaldo Antolin Bonatti, a presidente da Fenafisio, Marlene Izidro Vieira, a conselheira e membro da Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito8, Isabela Álvares Dos Santos, a profissional membro do GT de Enfrentamento das DCNT do Crefito8, Eloisa Dias Abboud Hanna e o assessor de comunicação e membro da Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito8, Eduardo Ribeiro Dutra.

Na pauta o projeto em andamento do Crefito-8 que trata sobre as Doenças Crônicas não Transmissíveis – DCNT, o relacionamento com as Operadoras de Saúde e o Projeto de Lei do Senado Federal (PLS) 350/2014.

O presidente do Crefito8, Abdo Zeghbi, apresentou o trabalho que está sendo feito junto à comunidade, dando ênfase às ações dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais. Posteriormente, foi abordada a relação entre os prestadores de serviços e as operadoras de saúde onde foram colocados os avanços até o momento.

O presidente do Crefito5, Fernando Prati, relatou sobre o dossiê preparado pela Procuradoria Jurídica do Conselho sobre as irregularidades dos contratos com as operadoras de saúde, o que despertou interesse do Ministro. Além disso, foi apresentado o avanço técnico científico das duas profissões onde os presentes confirmaram que em estudos internacionais já existe comprovação de redução do número de cirurgias e ingesta de medicamentos com a assistência do fisioterapeuta em até 30% dos casos.

Outro assunto debatido foi o PLS 350/2014. Os presentes manifestaram preocupação pois analisam o projeto como sendo mais uma tentativa de retrocesso na saúde, dificultando principalmente, as ações dos profissionais da saúde no SUS.

O Ministro da Saúde informou que projetos de interesse de seu Ministério como, por exemplo, de doenças autoadquiridas, seriam bem vindos.