Nota de esclarecimento sobre o uso de ventosas em atletas olímpicos

acupuntura

 Veiculam nas redes sociais fotos do nadador olímpico, Michael Phelps, apresentando marcas no corpo que, supostamente, foram feitas em virtude de algum procedimento usando ventosas. Nas várias manifestações foi usado o termo “ventosaterapia”. Sendo assim, o presidente do Crefito5, Fernando Prati, no exercício de suas atividades, entendendo a necessidade de esclarecer à população, vem a público manifestar-se:

O uso das ventosas nos procedimentos terapêuticos é comum aos profissionais que exercem a acupuntura com formação para este exercício, não se caracterizando como uma terapia isolada, mas como um procedimento. Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o conjunto de recursos terapêuticos usados é muito rico e com resultados positivos, os quais muitas pesquisas são desenvolvidas no sentido de gerar evidências não apenas clínicas, mas científicas.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, no ano de 1985 foi o primeiro Conselho a reconhecer a acupuntura como recurso terapêutico e, posteriormente, mantendo o pioneirismo, adotou a mesma como especialidade do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Para isso estabeleceu critérios que asseguram o controle social desta prática, exigindo destes  profissionais uma rigorosa formação, provas de conhecimento teórico/prático além de comprovação de títulos para, posteriormente, emitir o título de especialista.

Os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais que detém o título de especialistas em acupuntura têm o seu registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito de sua  jurisdição e estão habilitados ao pleno exercício da acupuntura usando de todos os recursos que a mesma oferece.

Fernando Prati
Presidente Crefito5