Conferência Nacional Democrática de Assistência Social defendeu SUAS

Conferência Nacional Democrática de Assistência Social defendeu SUAS
06/12/2019

O Crefito5 apoio a realização da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, realizada nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília, e foi representado pela terapeuta ocupacional, Ana Lucia Soares, que também é Conselheira Nacional de Assistência Social. 

O tema principal da conferência foi “Assistência Social: Direito do Povo com financiamento Público e Participação Social”, e organizou-se através de 3 eixos temáticos: 1) Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; 2) Política Pública tem que ter financiamento público e; 3) A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

Para chegar a esse momento de diálogo nacional foram realizadas mais de 4200 conferências municipais, 24 conferências estaduais e no Distrito Federal, com mais de 200 mil participantes entre gestores, trabalhadores e usuários do SUAS.

Mais de 900 pessoas, representando todas as regiões do país, participaram do evento, contribuindo com a realidade de cada local. Como deliberação, foram entregue à presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Aldenora Gonzáles, todos os encaminhamentos colhidos nos estados a serem acolhidos e trabalhados pelo CNAS.

No dia 26 de novembro foi realizada uma audiência pública no Congresso Nacional com os participantes, deputados e senadores envolvidos nas diversas frentes em defesa do SUAS para o debate sobre as necessidades de apoio à essa política de proteção social tão importante ao país.