Crefito5 vai à Pelotas e debate assuntos da região com os profissionais

Crefito5 vai à Pelotas e debate assuntos da região com os profissionais
06/12/2019

Na última quarta-feira (4) os profissionais de Pelotas e região receberam os conselheiros do Crefito5 para o último encontro com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais realizado em 2019. Representaram o Crefito5 o presidente, Jadir Camargo Lemos; o vice-presidente, Glademir Schwingel; a diretora secretária, Vera Maciel; e os conselheiros Marcelo Faria Silva e Renata Rocha. 

Para dar início ao encontro, o presidente fez uma apresentação da instituição, falando um pouco sobre questões como composição da gestão, fiscalização e representatividade. “Estar aqui é um momento de construção para nós. Queremos ouvir as demandas para construir juntos os próximos três anos que temos pela frente”. 

Os profissionais presentes trouxeram ainda questões que precisam ser discutidas, como a necessidade de mais vagas para terapeutas ocupacionais na cidade que hoje conta com oito CAPS e apenas uma profissional concursada; a falta de cooperação entre as duas profissões, muitas vezes ocasionada por falta de conhecimento das atribuições de uma e de outra profissão; a questão dos injetáveis que está sendo amplamente discutida em nível federal; e a possibilidade de emitir atestados, laudos e pareceres técnicos. 

O Crefito5 se colocou à disposição dos profissionais para auxiliar na mobilização e conscientização dos gestores públicos sobre a necessidade de contratação de terapeutas ocupacionais, como fez no município de Santa Maria, onde foram abertas vagas recentemente. 

Os representantes do Crefito5 esclareceram algumas dúvidas sobre a fiscalização e orientaram os profissionais quanto a denúncias. Sobre a representatividade, a sugestão foi uma maior participação no controle social, através dos Conselhos Municipais de Saúde e a união dos profissionais através de uma associação. “Juntos somos mais fortes para negociar, conscientizar e reivindicar”, ressaltou o presidente. 

Para encerrar o encontro, a diretoria manifestou que o planejamento de abertura de uma seccional na cidade de Pelotas já está em andamento e que a previsão de inauguração é para o segundo semestre de 2020.