Nova gestão do Conselho da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre toma posse

COMDEPA-Rose

O prefeito José Fortunati deu posse na última sexta-feira, 19, à diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), para o biênio 2016/2018. O evento, na escadaria do Paço dos Açorianos, também marcou a abertura oficial da Semana da Pessoa com Deficiência.

Os representantes do Crefito5 no Comdepa, que tem como principal objetivo deliberar e fiscalizar políticas públicas, serão a conselheira Rosemeri Suzin e o presidente Fernando Prati.

O evento começou com uma apresentação dos alunos da Escola Especial para Surdos Frei Pacifico, que interpretaram o Hino Nacional em Libras, a linguagem de sinais. Após a assinatura do termo de posse, o ex-presidente do Comdepa, Rotechild Prestes, desejou sucesso à nova gestão.

Liza Cenci, que assumiu a presidência do conselho, destacou o foco no trabalho para que as pessoas com deficiência de qualquer tipo possam ter mais qualidade de vida e autonomia. “Temos que centrar nossa luta no direito de exercermos nossa cidadania em igualdade de condições, numa cidade plenamente acessível”, afirmou.

O prefeito ressaltou que as cidades foram pensadas e construídas como se todos os cidadãos fossem iguais, baseadas num padrão de estatura, peso e condições físicas que não considera diferenças. Mas lembrou que nos últimos anos a mobilização da sociedade e mudanças na legislação, como a exigência de plano de acessibilidade em qualquer novo empreendimento e nos locais públicos, proporcionaram alguns avanços. “Se somos diferentes é fundamental que construamos políticas públicas nas quais as diferenças sejam respeitadas e que dêem igualdade de oportunidades a todos”, concluiu o prefeito.

Sobre o Comdepa - O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa) foi criado pela Lei complementar nº 580, de 12 de novembro de 2007 (publicada no Diário Oficial de Porto Alegre em 21 de novembro do mesmo ano). Tem o objetivo de deliberar e fiscalizar políticas de atendimento nas áreas da educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, desporto, lazer e acessibilidade.

Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre - Até 28 de agosto, serão oferecidas atividades direcionadas a esse público, como o Festival de Cinema Acessível, caminhada, ciclismo, seminários, fóruns, danças e palestras. Algumas atividades não requerem inscrições prévias e são gratuitas. A programação conta com a parceria da ONG Caminhadores-rs.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre