OAB/RS lança aplicativo para receber denúncias contra o Caixa 2 em eleições municipais

OAB Caixa2

A diretora secretária do Crefito5, Mônica Thomé, representou a instituição no evento de lançamento do aplicativo Caixa 2, idealizado pela Ordem Gaúcha, no dia 22 de agosto.

Transformar a cidadania em principal fiscal da atuação irregular nas campanhas, essa é a proposta do aplicativo. A ideia será organizada e acompanhada pelo Comitê de Combate ao Caixa 2, criado também para concentrar denúncias, filtrar e fiscalizar possíveis irregularidades nas próximas eleições por meios físicos e virtuais.

A ação vai ao encontro de atos anteriores da OAB/RS, como a luta pela Reforma Política e pelo fim do financiamento empresarial de campanhas empresariais, proibida pela Supremo Tribunal Federal, por entender que a prática contraria a Constituição. Com a decisão, a partir deste ano, as campanhas não poderão mais receber doações de empresas.

Basta baixar o aplicativo disponível para Android e IOS para que, cada cidadão, e não somente os advogados, possam relatar propaganda irregular, captação ilegal, gasto impróprio ou excessivo de recursos.

Além do aplicativo, a OAB manterá também um hotsite com as informações sobre a campanha, o material oficial para download e um canal para o recebimento de denúncias.

Nas redes sociais, as pessoas podem utilizar a hashtag #contracaixa2 para divulgar a campanha e auxiliar na fiscalização nos municípios.