Participe da Conferência de Saúde do seu município e seja um protagonista da profissão!

88-1

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – Crefito5, considera de extrema importância a participação maciça dos terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas nas Conferências Municipais de Saúde e na Conferência Estadual de Saúde, que ocorrem no primeiro semestre.

A conferência municipal reúne segmentos representativos da sociedade para avaliar e discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde no âmbito municipal, regional, estadual e nacional.

A participação nas conferências de saúde é o exercício efetivo do controle social sobre o sistema de saúde vigente no país. Elas acontecem a cada quatro anos e a não participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é abrir mão da possibilidade de inscrever temas que são importantes para as profissões.

É no controle social e na participação dos espaços de decisão que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional avançam e ampliam seu protagonismo social, por isso, é necessária a participação dos profissionais para que temas de interesse das profissões sejam vistos como prioridades locais/estadual/nacional.

COMO PARTICIPAR?

As conferências municipais de saúde devem acontecer até o dia 15 de abril. As conferências são organizadas pelos conselhos municipais e secretarias de saúde. É importante ficar atento às agendas locais, pois cada município decide a data da sua conferência.

A participação é aberta a toda população local, sendo que no evento ocorre a avaliação do sistema de saúde local, estadual e nacional, identificando avanços e dificuldades. A partir disso, são elaboradas propostas, que podem ser direcionadas a problemas do município, mas também voltadas ao SUS no estado e no país.

Nas conferências municipais são escolhidos os delegados que vão representar o município na conferência estadual. Terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas podem disputar a vaga no segmento “profissionais de saúde”.

As propostas aprovadas no município são remetidas à comissão organizadora da etapa estadual, que elaborará o caderno de propostas que serão analisadas em maio.

SOBRE A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

A 8ª Conferência Estadual de Saúde acontecerá entre 24 e 26 de maio, em Porto Alegre, reunindo os delegados vindos de todos os municípios do estado.

Para participar como delegados, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas devem ter sido eleitos na etapa municipal.

A participação é importante para a construção de propostas de interesse das profissões. Isso se dá mediante a aprovação das questões apontadas pelos municípios, ou de outras que ainda podem ser sugeridas.

SOBRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE SÁUDE

Na conferência estadual, são eleitos os delegados que representarão o Rio Grande do Sul na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

SAIBA MAIS

Clique aqui para saber mais sobre a Conferência Nacional de Saúde.

Clique aqui para saber mais sobre a Conferência Estadual de Saúde.

Clique aqui para saber mais sobre a Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre.