Primeiro Bate Papo com o Crefito5 debateu sustentabilidade

Bate Papo 4

O Bate Papo com o Crefito5 é um evento criado para discutir assuntos do interesse de todos os profissionais e da sociedade.  A primeira edição de 2017 aconteceu na última segunda-feira (13/3) no Bar Cotiporã com o tema Sustentabilidade. A convidada para falar sobre o assunto foi a consultora técnica de sustentabilidade do Sicredi, Camila Luconi Viana.

Camila iniciou o bate papo questionando sobre o conceito de sustentabilidade. Logo em seguida, lançou a reflexão: qual o impacto que a atividade que cada um de nós realiza causa na sociedade e no meio ambiente?

Ela explicou que para definir quais as ações sustentáveis do seu negócio, é preciso primeiro perceber onde ele causa mais impacto, no descarte, no consumo, na produção, na distribuição, no meio ambiente, para então definir estratégias que reduzam esse impacto.

Camila falou também sobre os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, definidos em 2015, que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. O que teria mais conexão com a área da saúde, onde estão inseridos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, segundo ela, é o terceiro objetivo: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. “Se o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional promoverem algumas ações que tenham a ver com esse grande objetivo, já está colaborando bastante com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Para encerrar, Camila lembrou que é preciso manter o equilíbrio e estar sempre atento para perceber como podemos reduzir o impacto socioambiental que causamos.