Profissionais de Caxias do Sul e região participam do curso sobre CIF

CIF Caxias

Nos dias 21 e 22 de outubro, os profissionais de Caxias do Sul e regiões próximas tiveram a oportunidade de participar do curso sobre CIF promovido pelo Crefito5 e ministrado pelo professor Mário Battisti, terapeuta ocupacional mestre em filosofia, consultor para a implantação da CIF e coautor de um aplicativo facilitador da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Segundo Battisti, esta é uma ferramenta de grande valor no diagnóstico situacional e é uma ferramenta de informação para o sistema de gestão pública. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) é um instrumento criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado em 2001. É uma ferramenta de referência que fornece dados de funcionalidade e incapacidade, podendo ser aplicada como ferramenta clínica, estatística, pedagógica e de políticas públicas.

O curso foi dividido em dois momentos, prático e teórico, onde foi possível que os participantes entendessem porque a ferramenta foi criada, como utilizá-la em situações de prática clínica e como criar bancos de dados sobre a saúde e a função das pessoas, seja em situação de saúde, na prevenção ou em caso de doenças.

Os participantes do curso foram convidados a cumprir seu papel social fazendo uma doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Os mais de 60 Kg arrecadados foram doados para SOS Casa de Acolhida.