Profissionais de Porto Alegre participam de encontro

IMG_3680

A terceira edição do Encontro com Profissionais aconteceu na noite de ontem (21/8) no Auditório do Lapex , na UFRGS, em Porto Alegre. Mais de 40 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais debateram questões ligadas às profissões com os representantes do Conselho.

O presidente do Crefito5, Jadir Camargo Lemos, deu início ao encontro agradecendo a presença de todos os profissionais e apresentando o funcionamento do Conselho. Esclareceu a diferença entre as atividades desenvolvidas por conselhos, associações e sindicatos, e apresentou as propostas da gestão que está à frente da instituição.

Um dos assuntos trazidos pelos profissionais foi a questão da busca pela defesa de algumas áreas de atuação, como por exemplo, o uso do treinamento funcional, a utilização dos minimamente invasivos pelos especialistas em Fisioterapia Dermatofuncional e a inserção do fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher dentro das maternidades dos hospitais. Nesses casos, Jadir colocou o conselho à disposição para auxiliar na mediação do diálogo junto às entidades responsáveis.

Outra questão levantada foi o EAD na saúde. O presidente esclareceu que o Crefito5 acompanha o COFFITO em seu posicionamento, sendo contrário à graduação em EAD. “O que estamos tentando é buscar meios de fiscalizar os estágios e o cumprimento das diretrizes curriculares nacionais nas instituições para garantir que o ensino tenha a qualidade que deve ter”.

A vice-diretora da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS, Luciane Paiva, demonstrou a preocupação com o futuro do ensino. “Preparamos os profissionais para o futuro, mas precisamos pensar no presente, nas discussões que estamos tendo agora. Encontros como esse só enriquecem e criam o espírito de união que precisa se estabelecer para que as nossas profissões possam crescer ainda mais”.

Além disso, foram relatados pelos conselheiros os retornos da Conferência Nacional de Saúde, as ações que estão sendo realizadas pelas comissões e as articulações para criação de novas vagas para fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, não só em Porto Alegre, mas também no interior, entre outros.

Antes de encerrar, o presidente convidou os profissionais a fazerem uma reflexão sobre o futuro da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. “Muitas vezes nós não nos enxergamos como uma categoria profissional, apenas como autônomos. É importante começar a pensar coletivamente porque, lá na frente, vamos precisar dessa união para lutar pelos nossos direitos, para defender os espaços profissionais que conquistamos. Sem isso, continuaremos tendo cada vez mais reclamações e nenhuma mudança. É difícil? Sim. Mas não podemos desistir porque é difícil”.

Estiveram presentes no encontro os conselheiros Jadir Camargo Lemos, Glademir Schwingel, Vera Leonardi, Vera Maciel, Francisco Trindade de Lima, Adriana Ervalho, Márcia Lazzari, José Cláudio dos Santos Araújo, Marcelo Faria Silva.

O próximo encontro acontece no dia 29 de agosto em Rio Grande. Inscreva-se e participe!