Profissionais que atuam com terapias integrativas podem se cadastrar no SUS

Meditação

Com a intenção de contribuir para a ampliação do oferecimento das Práticas Integrativas Complementares à população, o Crefito5 encaminha para os profissionais interessados o link para cadastramento como profissional de terapias integrativas no Sistema Único de Saúde.

A Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS) do Departamento de Atenção Básica/SAS do Ministério da Saúde está construindo uma base de dados com profissionais, pesquisadores, instituições, entidades e serviços relacionados às PICS atendendo demanda da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas do Controle Social no SUS (CIPICS – SUS) do Conselho Nacional de Saúde. Essa base de dados será uma importante ferramenta para intercâmbio entre profissionais e instituições nas diversas áreas, divulgação de informações, constituição de grupos de trabalho, definição de prioridades de pesquisas, entre outras.

Existem três possibilidades de cadastro:

Profissionais, para todos os profissionais que atuam com alguma prática integrativa e complementar esteja ela vinculada ou não ao sistema único de saúde.

Instituições, para todas as instituições que oferecem algum serviço em práticas integrativas e complementares, serviços assistenciais, de ensino e pesquisa, de gestão, etc.

Outros, para os cadastros que não forem contemplados nos itens anteriores.

Como fazer o cadastro de profissional

Ao abrir o cadastro, no campo “tipo(s) de cadastro”, você vai clicar na opção “profissional”.

No campo “profissão”, você deve preencher “fisioterapia” ou “terapia ocupacional”.

Logo abaixo, no campo “pós-graduação” você escolhe a opção desejada (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, outro) e só então coloca o nome da prática integrativa complementar que está habilitado a realizar.

Caso você trabalhe com mais de uma prática, você deve inserir as demais no campo “observações”.

Confira a imagem abaixo:

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O CADASTRO.

Para esclarecimento de dúvidas, entrar em contato através do e-mail pics@saude.gov.br ou pelo telefone (61) 3315-9034 ou (61) 3315-9053.