Crefito5 promove encontro com profissionais de Uruguaiana

IMG_2064

No dia 18 de outubro, ocorreu a reunião com os profissionais de Uruguaiana. O encontro foi aberto pela diretora secretária, Lenise Hetzel, que apresentou os temas a serem discutidos: piso salarial, relações de trabalho, relações com convênios, entre outros. Estiveram presentes representando o Conselho: delegados do Crefito5, o membro da Comissão de Interiorização, Antônio Alberto Fernandes, a fiscal de Santa Maria, Raquel Gomes dos Santos, o assessor das comissões, Marcos, e o procurador jurídico, Flávio Torres. O público presente estava dividido entre acadêmicos e profissionais.

Antônio Alberto Fernandes apresentou a importância da criação das associações para os profissionais: “A associação qualifica o voto e dá voz aos profissionais”. Citando o exemplo da associação de Farroupilha, na qual os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais conseguiram determinar valores mínimos e máximos para serem praticados por todos, aumentando a força e o reconhecimento das profissões junto à população.

A delegada de Uruguaiana, Rosana Glock, recepcionou os presentes e falou sobre o projeto da associação Fitoeste com o auxílio da AURA – Associação Uruguaianense de Administradores. Dra. Emanoela, profissional presente no evento, comentou sobre as dificuldades e percalços enfrentados pelo movimento associativo em Uruguaiana. Foi apresentado como foi o começo da AFISM, de Santa Maria, que no início eram apenas poucos profissionais, porém depois começou a crescer e se firmou como referência. Também foi colocado que, dentro de uma associação, é possível levar cursos e conteúdos para os profissionais, auxiliando na atualização profissional.

Foi aberto espaço para os presentes trazerem seus questionamentos sobre formação de associação, questões estatutárias, entre outras. Os profissionais aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas jurídicas e sobre fiscalização, que foram respondidas pelo procurador jurídico do Crefito5, Flávio Torres, e pela fiscal presente, Raquel Gomes dos Santos.