Sistema COFFITO/CREFITOs e Secretaria do Trabalho discutem atualização da NR-4 e inserção do fisioterapeuta

coffito1-162x118

No dia 18 de julho, aproveitando a revisão das normas regulamentadoras pelo Governo Federal, o Sistema COFFITO/CREFITOs participou de reunião com grupo técnico da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, visando, dessa forma, apresentar possibilidades de contribuição que atendam às necessidades da sociedade. Durante o encontro, a representante do COFFITO, e presidente do CREFITO-8, Dra. Patrícia Rossafa, enfatizou as vantagens da inserção da Fisioterapia no ambiente de trabalho, com foco, tanto na prevenção e redução de acidentes, quanto em áreas relacionadas à epidemiologia de adoecimentos e organização do trabalho. “Não queremos burocratizar, muito menos onerar o Estado e as empresas. O que buscamos é mostrar que, por meio da inserção da profissão, conseguimos trazer qualidade de vida ao empregado e, ao mesmo tempo, ofertar benefícios ao empregador e à previdência”, completou.

A representante do Sistema COFFITO/CREFITOs aproveitou o momento também para ressaltar a recente parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), em relação a normas regulamentadoras, a fim de entregar uma proposta que corresponda às necessidades do empregado e do empregador, e que respeite a segurança do trabalho.

O encontro permitiu alinhamento entre as partes, que perceberam a importância do fisioterapeuta neste meio, no entanto, foi informado que, na próxima semana, será aberta a consulta pública sobre a NR-4, quando a sociedade, assim como os Conselhos e profissionais da área poderão apresentar e subsidiar seus pleitos. Ainda, de acordo com a previsão do Governo, a NR-17 deverá ser disponibilizada para opinião pública em agosto e, novamente, os Conselhos poderão se manifestar.

Também estiveram presentes, a convite do COFFITO, a engenheira de Segurança do Trabalho, Nathalia Correia Naolisk, e a assessora parlamentar do COFFITO, Carla Bencke; e os seguintes representantes da Secretaria do Trabalho: o subsecretário substituto Joatan Batista G. dos Santos, o auditor fiscal Marcelo Nagele, e os assessores Romulo Machado e Silva, e Fernando Galego.