Terapeutas ocupacionais se reúnem para discutir minuta sobre Integração Sensorial

integracaosensorial

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, Gestão Aproximar, reuniu na noite de ontem (18/10), as terapeutas ocupacionais, Daniela Zimmer, Katia Beidacki e Juliana Briani para discutir as minutas de acórdão e resolução do COFFITO sobre o tema. O objetivo da minuta é reconhecer a utilização do método de Integração Sensorial como recurso terapêutico da Terapia Ocupacional.

Segundo a vice presidente do Conselho, Lenise Hetzel, o Crefito5 está preocupado em buscar profissionais que já tenham experiência na área para que possam colaborar na análise dos documentos dando uma visão mais técnica e profunda sobre o tema.

Daniela Zimmer parabenizou a iniciativa de chamar as profissionais para colaborarem e falou sobre a importância dos terapeutas ocupacionais se apoderarem desse método. “A Integração Sensorial é um recurso de aplicação exclusiva do terapeuta ocupacional, precisamos nos empoderar dessa ferramenta e divulgar para os colegas”.  Katia e Juliana relataram que se sentiram valorizadas pelo Conselho por serem procuradas para colaborar com o seu conhecimento. “É muito legal ver que o Crefito5 está valorizando os profissionais que tem especialização para contribuir nesse sentido”, completou Juliana.

Sobre a Integração Sensorial

É uma técnica de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres. Segundo ela, a integração sensorial é a organização de informações sensoriais, proveniente de diferentes canais sensoriais e a habilidade de relacionar estímulos de um canal a outro, de forma a emitir uma resposta adaptativa.