Vote NÃO para a regulamentação da profissão de quiropraxista

shutterstock_158338142-2-810x489

O Senado Federal mantém aberta a votação popular a respeito do Projeto de Lei 599/2011, que pretende regulamentar a profissão de quiropraxista no Brasil.

A Quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia e, portanto, não há justificativa para que seja regulamentada como uma profissão à parte, uma vez que os princípios metodológicos dos procedimentos pertencem ao escopo desta formação acadêmica e a atuação do fisioterapeuta especialista em Quiropraxia já garante tanto a assistência e a segurança do paciente nessa área de atuação.

Vale lembrar que a Quiropraxia, desde 2001, é uma especialidade regulamentada da Fisioterapia, por meio da Resolução Coffito nº 220. A Resolução Coffito nº 399/2011, que disciplina a especialidade e garante a segurança do cidadão que utilizar os serviços desse especialista, estabelece parâmetros seguros para sua formação e atuação.

Além disso, o SUS – Sistema Único de Saúde – determina que a formação do profissional de saúde no Brasil é prioritariamente generalista, com posterior formação técnica específica, e não o contrário.

Por esses e outros motivos, acesse o link http://goo.gl/SZGc2c e vote  NÃO na consulta pública ao Projeto de Lei 599/2011, que visa regulamentar a profissão de Quiropraxista no Brasil.

Vote e compartilhe nas suas redes.