Artigo apresenta diretrizes para a assistência da Terapia Ocupacional na pandemia

Artigo apresenta diretrizes para a assistência da Terapia Ocupacional na pandemia
06/10/2021

Um grupo de 10 terapeutas ocupacionais de diferentes estados brasileiros, publicou um artigo intitulado “Diretrizes para a assistência da Terapia Ocupacional na pandemia da COVID-19 e perspectivas pós-pandemia” na revista Medicina (Ribeirao Preto), editada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em parceria com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. 

O artigo apresenta recomendações e diretrizes sobre o manejo clínico de pacientes com COVID-19 nos diferentes níveis de atenção à saúde com o objetivo de aumentar a segurança da assistência oferecida à população. O texto é direcionado aos terapeutas ocupacionais, gestores e outros profissionais interessados no conhecimento e nas ações da terapia ocupacional com pacientes com COVID-19 e seus familiares.

São abordados temas como a privação ocupacional decorrente da pandemia e da estratégia de distanciamento social e os recursos técnicos recomendados para a promoção do desempenho ocupacional e manejo de dor e de sintomas, com destaque para a atuação do terapeuta ocupacional na atenção básica, na atenção hospitalar e nos cuidados paliativos. 

São autores do estudo os terapeutas ocupacionais: Marysia Mara Rodrigues do Prado De-Carlo, Cristiane Aparecida Gomes-Ferraz, Gabriela Rezende, Luciana Buin, Diana Jasmim Amar Moreira, Karoline Lazzarotto de Souza, Angela Maria Sacramento, Walkyria de Almeida Santos, Paulo Vinicius Braga Mendes e Leticia Meda Vendrusculo-Fangel.

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui